14º Festival de Rabeca inicia amanhã em Bom Jesus

18 de outubro de 2023 por Marisa Oliveira

Há mais de uma década o Festival de Rabeca de Bom Jesus movimenta a cultura do sul piauiense e exalta a tradição do instrumento símbolo da cidade. A 14ª edição já começou com oficinas gratuitas aos jovens, e os shows se iniciam nesta quinta-feira (19) e seguem até dia 21 de outubro. Entre as atrações, a orquestra jovem de rabecas abre o palco principal junto com os mestres rabequeiros. A banda Desejo de Menina encerra a noite de abertura.

Desde o dia 10 de outubro estão acontecendo as oficinas de circo, hip hop, pífano, rabeca e teatro com jovens da cidade que vão se apresentar durante o festival no Teatro Alard. “Essa é a melhor forma de deixar um legado na cidade, formar jovens e incentivar o fazer artístico. Os shows vêm depois pra celebrar esse momento”, conta o secretário de estado da Cultura, Carlos Anchieta.

O evento este ano homenageia Ramon Neto, natural da cidade, que faleceu precocemente e atuou em quase todos os festivais de rabeca. Ramon também foi secretário municipal de Cultura de Bom Jesus. Ainda nesta quinta-feira, haverá shows de Roniel Silva, GG e banda, Desejo de Menina e Bill Coimbra.

O Festival de Rabeca é uma realização da Dava Serviços com o patrocínio do Conselho Nacional do Sesi e Banco do Nordeste. Acontece todos os anos gratuitamente na cidade de Bom Jesus.

Programação: Praça Marcos Aurélio

19/10

Orquestra de Rabeca

Wânia da Rabeca

Roniel Silva e Dioguinho Moral

GG Teclas e Mercê Andrade

Bill Coimbra

Desejo de Menina

20/10

Elayne Oliveira

Caju Pinga Fogo

Forrózão R10

Zé Malhada

Walkyria Santos

21/10

Dally Samba

Valor de PI

Richard Balard

Artuzinho Cantor e Reiran Teclas

Evoney Fernandes

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666