A abertura oficial da 17ª Primavera dos Museus terá início nesta terça-feira (19), a partir das 9h, com mostras e exposições abertas ao público no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes. A programação também conta com palestras e seminários focados nas comunidades indígenas, quilombolas e LGBTQIA+.
Uma das exposições se chama “Trans-verso e cores: Itinerários Terapêuticos e população trans” com curadoria de Fábio Solon (UFPI), além da mostra de peças do Museu Indígena Anízia Maria do povos Tabajara Tapuio Itamaraty, com curadoria de Laureni Dantas, Cacique Henrique e Elayne Silva. Em todas as exposições e mostras haverá visitas guiadas e seguem até o dia 07 de outubro no Museu do Piauí.
“Essas atividades visam a participação popular nos museus, além de criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas da sociedade contemporânea. É uma programação muito especial e aqui no Piauí temos contribuição de várias pessoas, inclusive das comunidades quilombolas de Salinas e do Mimbó, do Museu Indígena, entre outras”, conta a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.
A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Ibram.
Mais informações e programação completa acesse https://www.instagram.com/p/CxL87AWvZQA/?igshid=NjFhOGMzYTE3ZQ%3D%3D