18ª Semana Nacional dos Museus acontece de forma digital este ano

19 de maio de 2020 por Gleyca Lima

A 18ª edição da Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM está sendo realizada de forma atípica em todo o país. Em Teresina, o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes (MUP) estruturou uma programação, que segue até o dia 22 de maio, com temática voltada para discussões e debates, sendo também um chamamento para refletir sobre o cenário atual em que o mundo se encontra.

O tema desse ano é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, e a iniciativa é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram, que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Todas as ações da programação estão acontecendo por meio das redes sociais oficiais do Museu. Instagram: @museudopiaui e Facebook: Museu do Piauí Oficial.

“A 18ª Semana Nacional de Museus foi adaptada para a situação de pandemia em que nos encontramos, onde as instituições museológicas encontram-se fechadas, mas funcionando no seu formato digital. Para as atividades do Museu do Piauí fizemos adaptações para serem ofertadas em formato digital. Vamos dar dicas de produtos reaproveitáveis em suas casas, temos também oficina de mandala, que irá ficar disponível na página do Youtube do museu, e também fizemos uma parceria com um programa musical chamado Fone de Ouvido, que é uma abordagem da história das músicas”, explica a professora do educativo do MUP, Elaini Pacheco.

A 18ª Semana Nacional de Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e no Piauí tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Confira a programação do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes

18/05 – Segunda-feira

– Lançamento do Projeto “Museu e o Despertar da Palavra”

Coordenação: James Wagner

(Professor do Educativo do Museu do Piauí)

19/05 – Terça-feira

– Lançamento da Parceria do Museu do Piauí com o programa #FonedeOuvido

22/05 – Quinta-feira

– Oficina de Mandalas

Coordenação: Elaini Pacheco e Osani Arimatea

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666