Artesanato piauiense brilha no 19º Salão do Artesanato em São Paulo

22 de maio de 2025 por Leandro Soares

O talento e a diversidade cultural do Piauí estão em evidência no 19º Salão do Artesanato, que acontece até o próximo domingo (25), no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, das 11h às 21h. 

A participação piauiense destaca-se com a beleza das opalas, a delicadeza dos bordados, a originalidade das biojoias, a tradição dos trançados em palha e a expressividade da arte santeira. É o artesanato do Piauí encantando o Brasil com identidade, talento e criatividade. 

Entre os artesãos presentes estão: 

  • Ana Paula Oliveira Aragão, com bordados 
  • Evandro Pereira dos Santos e Júlia Soares Nunes, com peças em opala 
  • José Ribamar Soares Gondinho e Raimundo Soares Cavalcante, com arte santeira 
  • Lenilce Chaves Nittencourt, com biojoias 
  • Maria da Luz da Costa Araújo, com trançados em palha 

Além disso, marcam presença importantes entidades representativas: 

  • Associação das Mulheres Artesãs Carnaubeiras do Estado do Piauí (AMACEP), com trançados 
  • Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho (CAMED), com arte santeira e souvenirs 

O secretário de Estado da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, destaca a importância estratégica do setor. “O artesanato piauiense é um dos segmentos que merecem atenção especial, por reunir milhares de produtores, uma rede tradicional e informal de comercialização, formas coletivas de produção e produtos criativos impregnados de identidade cultural, com ampla aceitação no mercado nacional e internacional. Este setor é, ao mesmo tempo, um preservador da cultura, gerador de emprego, renda e uma potente ferramenta de promoção do turismo no estado.” 

Com entrada gratuita, o Salão do Artesanato é mais do que uma exposição — é uma celebração da diversidade cultural brasileira e da maestria dos artesãos de todas as regiões do país. 

Ao adquirir uma peça diretamente de quem a produziu, o visitante leva para casa um produto único, cheio de história e contribui para a sustentabilidade econômica e social das comunidades artesãs. 

O evento conta com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), que promove e fortalece o artesanato e seus protagonistas em todo o território nacional.  

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666