Através de uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), de Cultura (Secult) e Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Sudarpi), foi oficializada, nesta quarta-feira (12), no Palácio da Cultura, a assinatura do Termo de Doação de 15m³ de madeira apreendida. Essa madeira será utilizada pelos artesãos piauienses, na confecção de suas obras.

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, ressaltou que através desse tipo de parceria, consegue-se sempre bons resultados. “Agradeço a sensibilidade da secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, ao nosso pedido. Essa madeira vem em boa hora para fomentar nosso patrimônio cultural, que é uma das maiores manifestações artísticas do nosso país, com exemplar até no Vaticano”, encerra o secretário.
A diretora de Fiscalização e Licenciamento da Semar, Adriana Sá, explicou que essa madeira veio ilegalmente de outro estado e que após apreensão da PRF, a fiscalização da Semar entrou em ação. O local da apreensão não foi revelado.

“Os auditores fiscais ambientais da Semar elaboraram um termo de infração, formalizando, posteriormente, o auto de infração. Tudo que é produto de crime não pode ser vendido, precisa ser doado. É muito bom a gente ver uma madeira, fruto da ilegalidade, se transformar em arte nas mãos dos artesãos”, afirma Adriana Sá.
O superintendente de Desenvolvimento do Artesanato, Jordão Costa, e artesão Mestre Kim também participaram da entrega do termo de doação.