Balé da Cidade de Teresina dá início ao projeto “DançaOcupa” no Teatro João Paulo II com incentivos da Lei Paulo Gustavo

26 de março de 2025 por Leandro Soares

No próximo sábado, 29 de março, o Balé da Cidade de Teresina estreia o DançaOcupa, projeto que transforma o Teatro João Paulo II em um palco de encontros, movimento e diálogos por meio da dança. Com apoio da Lei Paulo Gustavo, a iniciativa visa ocupar e democratizar os espaços culturais, proporcionando ao público uma experiência imersiva com a dança contemporânea.

A noite de abertura contará com a participação especial do grupo Redemoinho de Dança, ampliando a conexão com a diversidade artística de Teresina. Na programação, serão apresentados dois espetáculos: Corpônica, do Balé da Cidade de Teresina, e Mata Miolo, do Redemoinho de Dança.

Corpônica, com coreografia de Samuel Alvís, é uma orquestra de corpos que se afinam e se desalinham, onde a dança encontra a música e a poesia do espaço. Já Mata Miolo se inspira nas danças populares, criando um ritual de passagem que reverbera a tradição e a transformação do corpo brincante. As apresentações começam às 19h, com entrada gratuita e intérprete de Libras, garantindo acessibilidade para todos.

Além das apresentações, o DançaOcupa oferecerá uma programação formativa com seis oficinas. A primeira delas, “Técnicas e Cuidados para Corpos que Dançam”, será ministrada por Samuel Alvís, professor e mestrando em dança. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link: Formulário de Inscrição.

De acordo com Janaína Lobo, coordenadora artística do Balé da Cidade de Teresina, o projeto busca fortalecer o espaço da dança e promover o intercâmbio entre artistas e companhias locais. “Nessa ocupação, realizaremos apresentações em que convidamos grupos da cidade para dividir o palco, além de oferecer oficinas formativas ao longo dos meses. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para as oficinas, teremos uma seleção de acordo com o perfil de cada inscrito”, explica.

O DançaOcupa é realizado com financiamento da Lei Paulo Gustavo, através do edital Totó Barbosa, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Piauí e Governo Federal. A iniciativa reafirma o compromisso do Balé da Cidade de Teresina com a ocupação de espaços culturais e o fortalecimento da dança como expressão artística acessível a todos.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666