Cultura popular e shows musicais abrem a primeira noite do 43º Encontro de Folguedos

22 de agosto de 2019 por Marisa Oliveira

Bumba-meu-boi, grupo cigano, capoeira e repentistas abriram a programação do palco das tradições nessa quarta-feira (21), na primeira noite do 43º Encontro Nacional de Folguedos. No palco principal, Paula Fernandes, Moleka Sem Vergonha e Calcinha Preta se apresentaram para a multidão presente na Vila Olímpica do Albertão. A abertura da noite ficou por conta dos artistas piauienses Soraya Castello Branco, Flávio Moura e João Cláudio Moreno com o show “Melhor de Três”.

“O Encontro de Folguedos é um dos momentos que mostram o potencial da economia criativa da cultura no Piauí. Não é somente o que se investe no pagamento dos artistas, mas sim tudo o que circula no entorno do Albertão. O fazer cultural em comunhão com grupos nacionais faz com que mostremos todo o potencial e a riqueza que temos em todos os cantos do estado”, conta o secretário estadual de Cultura Fábio Novo.

A programação diversificada teve início com os repentistas Cosmo Mariano e Antônio Veloso, seguido pelo grupo de capoeira Ginga Piauí, e em seguida a cultura cigana ganhou destaque com o grupo Bailada de Salamandra. Com referência às raízes do povo cigano, o grupo apresentou danças com influências indianas, europeias e africanas.

“O nosso trabalho é quebrar preconceitos, por isso criamos o grupo para romper as barreiras em relação ao pensamento sobre a cultura cigana. Participar dos Folguedos é uma conquista tanto para os integrantes do grupo como para as pessoas que muitas vezes não conhecem essa cultura. É uma oportunidade de mostrar que em Teresina nós também temos a presença do povo cigano”, conta Oswaldo Amarante, coordenador do grupo.

O Bumba-meu-boi Capricho da Ilha, Beija-Flor da Floresta e o grupo de capoeira Cordão de Ouro também passaram pelo palco das tradições, que este ano homenageia a ex-funcionária da Secretaria Estadual de Cultura, Ana Alaíde Amaral.

Com o tema “Entre fitas e encantos”, o 43º Encontro de Folguedos simboliza o poder das fitas e das cores, que estão presentes em diversas manifestações culturais como a Dança das Fitas e o Bumba Meu Boi, tão característico da cultura piauiense.

O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, e segue até dia 25 de agosto com vários shows e apresentações culturais.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666