Escola de Dança comemora 30 anos com programação especial

22 de outubro de 2015 por Gleyca Lima

A Escola de Dança do Estado Lenir Argento está comemorando 30 anos com programação especial de aniversário. Nas comemorações haverá entrega do livro “O Balé dos persistentes: Inclusão Social pela dança”, de Marina Farias, apresentações dos alunos da escola e show com a banda Bia e os Becks. A programação acontece hoje (22) na Central de Artesanato Mestre Dezinho, a partir das 19h.

Os alunos da Escola de Dança do Estado receberão 200 exemplares do livro da jornalista e escritora Marina Farias durante a programação de aniversário. O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, irá entregar os exemplares. O livro conta a história da vida e obra do professor Helly Batista, seu contato com a dança e surgimento do seu trabalho de inclusão social através do balé.

“A Escola está completando 30 anos e na programação de aniversário nós teremos, além da distribuição dos livros aos alunos, a entrega de certificados aos funcionários que trabalham na escola desde o início e também aos alunos que se formaram e estão se formando”, conta o diretor da Escola de Dança, Datan Izaká.

Após as apresentações dos alunos, a banda Bia e os Becks irá fechar a festa com músicas de autoria própria. A Escola de Dança Lenir Argento é uma das escolas mantidas pela Secretaria Estadual de Cultura, funciona no prédio da Central de Artesanato Mestre Dezinho, no Centro de Teresina.

Histórico

Na década de 1980, a bailarina e coreógrafa Eleonora Paiva percebeu a necessidade da criação de um grupo que representasse o Piauí na dança, e então começou a idealizar o balé Popular do Piauí. No entanto, a procura foi tão grande pelo grupo, que Eleonora, aliada a Marinês Medrado e Helly Batista, dentre outros profissionais que já desenvolviam trabalhos de dança na cidade, se reuniram e criaram, no ano de 1985, a Escola de Dança do Estado do Piauí e o Balé Popular, como grupos representativos da escola e do Piauí. Desde então, a Escola de Dança do Estado tornou possível a muitos a possibilidade de se dançar e de se profissionalizar.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666