Escola de Jazz é inaugurada na cidade de Pedro II

16 de junho de 2017 por Marisa Oliveira

IMG-20170616-WA0003A cidade que tem tradição no artesanato e grande potencial na área do turismo também realiza, há 14 anos, um dos maiores festivais do Estado, o Festival de Inverno de Pedro II.  Com o intuito de influenciar os artistas locais e revelar novos talentos, foi inaugurada a Escola de Jazz, que irá funcionar dentro do Memorial Tertuliano Brandão Filho, o local também ganhou modernização e nova cenografia.

O Memorial, que é uma das casas que pertence à Secretaria Estadual de Cultura, passou por modernização e melhorias em toda a estrutura para poder abrigar as aulas de jazz e blues. Foram adquiridos inicialmente duas guitarras, um baixo, duas baterias, um saxofone e três caixas amplificadoras. Os professores da Escola de Música Possidônio Queiroz iniciarão as aulas, que acontecerão semanalmente.

“Esse memorial não estava sendo aproveitado, o que nós fizemos foi um espaço multiuso, que vai funcionar aulas de teatro e a nossa escola de jazz, isso vai ajudar a lapidar os grandes artistas dessa cidade”, afirma o secretário estadual de Cultural, Fábio Novo.

O Memorial Tertuliano Brandão Filho ganhou nova ambientação com mobiliário de época e inserindo principalmente a arte local. Além da adequação para as aulas de jazz, o espaço ganhou peças da artesã Maria do Pote, do povoado formiga, e telas do pintor Batista, que vende e expõe suas obras dentro e fora do Brasil. “Nós partimos da ideia de juntar o mobiliário de época e inserir a identidade local e cultural dessa terra, que são representados por esses dois artistas”, conta o cenógrafo Igor Carvalho, responsável pela nova ambientação do memorial.

O espaço ainda possui um palco e tem um café bar que vai receber o projeto Boca da Noite uma vez por mês.

Festival de Inverno reúne 11 mil pessoas na 1ª noite

Alceu Valença no Festival de Inverno de Pedro II

Alceu Valença no Festival de Inverno de Pedro II

A 14ª edição do Festival de Inverno de Pedro II foi aberta nesta quinta-feira (15) e reuniu cerca de 11 mil pessoas. O cantor norte-americano Donny Nichillo se apresentou no palco Opala e cantou seus grandes sucessos do jazz e blues.

Em seguida Alceu Valença contagiou a multidão presente com sucessos como Morena Tropicana, Anunciação e La Belle Du Jour. Myrian Eduardo encerrou a noite com grandes sucessos da MPB. Na noite desta sexta (16) quem sobe no palco é o Gustavo Andrade Blues Band, seguido por Roberta Campos e Erasmo Carlos, que fecha a segunda noite do festival.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666