Espetáculo da Batalha do Jenipapo é encenado em Campo Maior

12 de março de 2018 por Gleyca Lima

O espetáculo da Batalha do Jenipapo será encenado nesta terça-feira (13), em Campo Maior, durante as comemorações pelos 195 anos da Batalha que marcou a luta do Piauí pela independência do Brasil. Mais de 100 atores e cantores participam do musical, que tem direção de Franklin Pires e texto de Bernardo Aurélio. A peça será apresentada a partir das 17 horas, no Monumento Heróis do Jenipapo.

“Neste ano comemoramos 20 anos da encenação da Batalha, com um grande espetáculo musical, que fala, principalmente, dos heróis anônimos que morreram na luta pela independência. Lógico que lembraremos também das figuras históricas, como o major Fidié, mas vamos celebrar os Josés, Marias e tantos outros enterrados às margens do Rio Jenipapo”, explica o diretor da peça, Franklin Pires.

Ele ressalta ainda que apesar da Batalha ter acontecido a quase dois séculos, a peça traz um ponto de vista politizado e bem atual. Quem não puder assistir o espetáculo em Campo Maior poderá ver a segunda apresentação, que acontece na quarta-feira (14), a partir das 18 horas, na Praça Pedro II, durante abertura da Semana Nacional do Teatro em Teresina – SenThe. A peça tem direção musical de Edvan Alves e coordenação coreográfica de Samuel Alves.

“Infelizmente a Batalha do Jenipapo, tão importante para o nosso país, é pouco conhecida em outros estados e até em outras cidades do Piauí. Com o espetáculo, queremos recontar essa história, destacando a luta de pessoas comuns, que morreram pela Independência do Brasil. Vale muito a pena assistir”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

A programação, em Campo Maior, começa por volta das 12 horas, com a Missa em Ação de Graças, na Catedral de Santo Antônio. No monumento, a solenidade começa a partir das 15h30, com o desfile militar. A encenação da Batalha do Jenipapo está marcada para as 17 horas. Logo após a apresentação, tem a entrega da medalha “Heróis do Jenipapo” e a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

HISTÓRICO – A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666