Espetáculo sobre Paulo Freire abre a 11º edição do Festluso

27 de agosto de 2019 por Marisa Oliveira

Foto: Margareth Leite

O Festival de Teatro Lusófono – Festluso foi aberto nesta segunda-feira (26), no Theatro 4 de Setembro, com o espetáculo “Paulo Freire – O andarilho da utopia”, do grupo Off-Sina, do Rio de Janeiro. O espetáculo conta um pouco do legado do educador brasileiro com música, reflexões e ensinamentos do patrono da educação. O festival reúne espetáculos de seis países de língua portuguesa e segue até o dia 31 de agosto com uma programação gratuita.

O Festluso recebe espetáculos de Portugal, Luanda, Moçambique, Guiné-Bissau e Angola, além de Recife, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro e Teresina.

“Hoje o Theatro 4 de Setembro tem estrutura pra receber eventos como o Festluso, que mostram para o Brasil que em Teresina tem teatro, e de qualidade. Nós recebemos espetáculos e artistas de países lusófonos, o que promove um intercâmbio cultural”, conta o secretário de estado da Cultura, Fábio Novo.

Foto: Margareth Leite

As apresentações teatrais e de dança, além da Balada Literária, que pela primeira vez se junta ao evento, bem como a inovação com a rodada de negócios e lançamentos de livros, ocorrem no Theatro 4 de Setembro, no Teatro da Estação, Teatro João Paulo II, Clube dos Diários e Praça Pedro II.

O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec); e de O Boticário. Além disso, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Sebrae, Balada Literária 2019, Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções e Eventos.

Toda a programação do FestLuso está disponível no site oficial: www.festluso.com, Instagram e na página do evento no Facebook.