Foram seis dias de apresentações culturais, shows, circo e parque temático na 45ª edição do Encontro Nacional de Folguedos que terminou no último domingo (27) com show da cantora Walkyria Santos. Na arena das tradições, grupos de bumba meu boi do Piauí e Maranhão passaram pelo evento, que também recebeu a companhia de dança Trilhas da Amazônia.
“A sensação é de dever cumprido por finalizarmos esse evento grandioso, o maior da cultura do Piauí. Este ano mudamos o local e houve muita aceitação por parte do público, principalmente famílias que trouxeram as crianças e idosos pra prestigiar nossos folguedos”, afirma o secretário de estado da Cultura, Carlos Anchieta.
Segundo a Polícia Militar do Piauí, passaram pelo evento, em média, 15 mil pessoas por dia, totalizando quase 90 mil pessoas entre 22 e 27 de agosto. Os dias com maior lotação foram nos shows de Elba Ramalho, Mara Pavanelly, banda Mastruz com Leite e Walkyria Santos.
Para a coordenadora do grupo Mimbó Mirim, Martha Paixão, o folguedos foi uma grande oportunidade de apresentar os jovens dançarinos da comunidade quilombola Mimbó. “Esse grupo é composto por jovens entre 12 e 16 anos que fazem parte da nova geração da comunidade, a apresentação resgata o pagode do Mimbó, característico de lá, mas também introduz um pouco de outras danças de origem afro, sem perder a nossa essência, claro”, conta.
O evento também recebeu uma ampla gama de apresentações culturais, como os grupos afro Ijexá e Coisa de Nêgo, além dos tradicionais bumba meu boi Imperador da Ilha, Mimo de Santa Cruz, Rei da Floresta e o Samba de Cumbuca de Salinas do Piauí.
O Encontro de Folguedos teve como tema “Cultura – Expressão da Herança Ancestral”, expressando conexões entre a cultura e ancestralidade, sendo a última, fonte de inspiração para um resgate das expressões artísticas e culturais. O Evento é uma realização da New Produções, com patrocínio da Equatorial Piauí, SESI, Banco do Nordeste e da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult).