Gestores e Dirigentes Culturais se Reúnem em Teresina para I Encontro Estadual de Gestores da Cultura do Piauí

14 de maio de 2025 por Leandro Soares

Teve início na tarde de ontem (13), no Auditório Sulica, localizado no Palácio da Cultura — sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em Teresina — o I Encontro de Gestores e Dirigentes da Cultura do Piauí. O evento reúne cerca de 400 fazedores de cultura de diversas regiões do estado, promovendo importantes debates e ações voltadas ao fortalecimento das políticas culturais no Piauí. 

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e representantes do setor cultural, entre eles: Marco Matos, superintendente de Cultura de Piripiri e presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes da Cultura do Piauí; Maria Eduarda Brandão, chefe da Divisão de Instrumentos Técnicos e Jurídicos da Diretoria de Assistência Técnica do Ministério da Cultura (MinC); Roberta Martins, secretária dos Comitês de Cultura do MinC; o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim; o deputado estadual Fábio Novo; e o ministro da Cultura em exercício, Márcio Tavares. 

“O encontro propõe uma escuta ativa e o alinhamento de ações entre o estado e os municípios, visando à consolidação de um sistema estadual de cultura mais inclusivo e representativo”, destacou Rodrigo Amorim. 

Durante a solenidade, foi lançado o Mapa Cultural do Piauí, uma plataforma digital desenvolvida em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi). A ferramenta permite o mapeamento colaborativo de agentes culturais, gerenciamento de editais, organização de agenda cultural e divulgação de espaços culturais em todo o estado. 

“A minha função aqui é apresentar uma ferramenta tecnológica que facilite a vida de vocês, oferecendo uma gestão mais eficiente, com mais visibilidade e transparência. Hoje, disponibilizamos oficialmente o Mapa Cultural do Piauí. Já está funcionando, basta acessar www.mapadacultura.pi.gov.br. É uma versão inicial, mas totalmente operante, que se tornará ainda mais rica com a colaboração de todos vocês”, afirmou Ellen Gera, presidente da Etipi. 

O superintendente de Cultura de Piripiri, Marco Matos, ressaltou a importância do momento. “Este encontro é uma oportunidade ímpar para construirmos juntos estratégias que valorizem esse patrimônio inestimável que é o povo piauiense. É um convite à troca de visões, à união de esforços e à construção de pontes que conectem as diversas manifestações culturais do nosso estado, impulsionando seu reconhecimento e sua sustentabilidade.” 

A abertura oficial contou ainda com uma emocionante apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus, exaltando a música tradicional piauiense. 

Durante o evento, o deputado estadual Fábio Novo homenageou o ministro Márcio Tavares com uma rabeca artesanal produzida pelo mestre Valdeci, da Escola de Rabecas de Bom Jesus. “Essa rabeca é feita com o coração e o talento do nosso povo. Nenhuma é igual à outra. Todas são únicas, assim como a cultura do Sul do Piauí. Essa é sua, Ministro. É personalizada”, declarou o deputado. 

Em sua fala, o ministro da Cultura em exercício, Márcio Tavares, destacou os avanços na gestão cultural. “O Estado assume cada vez mais seu papel na gestão dos incentivos fiscais, alinhando-os com as políticas culturais em todas as esferas. Estamos democratizando esses instrumentos para alcançar onde ainda não chegamos. É por meio do fomento direto, do pacto federativo, dos incentivos fiscais e do crédito cultural que fortaleceremos cada vez mais a cultura brasileira.” 

O I Encontro de Gestores e Dirigentes da Cultura do Piauí segue até hoje (14), com uma programação extensa e colaborativa, reunindo agentes culturais, gestores públicos e representantes da sociedade civil em torno de uma pauta comum: o fortalecimento da cultura piauiense. 

 

14 de maio | Quarta-feira
Local: Theatro 4 de Setembro 

07h30 – Credenciamento 

08h00 – Recepção com o Bumba meu Boi do Piauí 

08h30 às 10h00 – Oficina: Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 

Mariana Rezende, MinC 

10h00 – Apresentação da Escola de Dança Lenir Argento 

10h10 às 12h00 – Painel: Gestão Pública de Cultura e Fortalecimento dos Sistemas Locais 

Roberta Martins, MinC 

13h20 – Apresentação da Cia Luzia Amélia 

13h30 às 15h00 – Oficina: Implantação do Sistema Municipal de Cultura 

Charles Vianna, MinC 

15h00 – Apresentação da Escola de Música Possidônio Queiroz 

15h10 às 16h30 – Diálogos: Desafios da Gestão de Cultura nos Municípios do Piauí 

Debatedor: Marcos Ronilson do Nascimento – Presidente do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura do Maranhão e Maick José Tavares – Presidente do Fórum de Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas 

Mediação: Marco Antônio Matos – Fórum dos Secretários Municipais de Cultura do Piauí e Superintendente de Cultura de Piripiri  

16h30 – Plenária do Fórum de Gestores 

18h00 – Apresentação da Quadrilha Junina Luar do São João 

 

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666