Governo autoriza reforma imediata do Complexo Cultural Clube dos Diários

04 de setembro de 2015 por Juliana Nogueira

O Governo do Estado autorizou a reforma imediata do Complexo Cultural que envolve o Clube dos Diários e o Theatro 4 de Setembro. A solicitação foi feita pela Secretaria Estadual de Cultura, que constatou, durante vistoria realizada em março deste ano, que parte da estrutura está danificada e precisa de reparos urgentes.

club

“Todo o teto do Complexo será refeito e impermeabilizado. São prédios centenários, tombados e cujos reparos exigem uma série de cuidados. Ao identificarmos os danos na estrutura física, principalmente no forro do Clube dos Diários, pedimos agilidade na realização da obra”, explica a arquiteta e coordenadora de registro e conservação da Secretaria Estadual de Cultura, Patrícia Mendes.

Patrícia faz parte da equipe que realizou a vistoria no Complexo. Ao decretar estado de emergência – publicado no Diário Oficial dessa quinta-feira (3) –, é permitido que a obra seja feita num prazo de 180 dias.

“É um bem tombado, de responsabilidade do Estado e não podemos esperar muito tempo. A lei permite que seja feita essa intervenção. A vistoria constatou os problemas e logo trataremos de acionar o Governo do Estado. O Complexo ganhará a restauração que merece, visto que nos últimos anos só vem sendo feitas pequenas manutenções, que não resolvem o problema”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

A restauração mais urgente é no forro de madeira da galeria do Clube dos Diários. Por motivo de segurança, o espaço já foi interditado. Será refeito todo o madeiramento e telhamento da cobertura, incluindo a impermeabilização. “Esse também é um presente para o Theatro, que está completando 121 anos”, completa a arquiteta Patrícia Mendes. Segundo ela, as obras devem começar ainda neste mês e não devem prejudicar, nesse primeiro momento, o calendário de atividades do complexo.

Cerca de R$ 600 mil devem ser investidos na restauração do Complexo, onde estão inclusos restauração do forro, recuperação de calçadas, retirada e reposição de telhamento.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666