Imperador da Ilha e Estrela da Noite celebram o dia do Folclore em live na terça (24)

19 de agosto de 2021 por Marisa Oliveira

Desde a suspensão das atividades presenciais, em março de 2020, os grupos culturais do Piauí têm se apresentado por meio da internet. No intuito de não deixar as atividades pararem e para celebrar o dia do folclore, comemorado no dia 22 de agosto, os Bumba-meu-boi Imperador da Ilha e Estrela da Noite fazem live na próxima terça (24) no Theatro 4 de Setembro, a partir das 18h30. A transmissão acontece nos canais da Secult-PI e TV Garrincha no Youtube e Facebook.

O grupo Imperador da Ilha foi fundado em 1934 no bairro Piçarra, em Teresina, iniciando com 30 componentes. Atualmente com 86 anos de atuação é um dos mais tradicionais do estado mantendo a tradição e preservando a memória cultural piauiense.

Já o Bumba-meu-boi Estrela da Noite nasceu no início de 2010, através do desejo do  vaqueiro Chico Diva de fundar um grupo folclórico. Esse desejo existia desde criança, quando levado por sua mãe, se encantou com a brincadeira do boi durante o período junino.

Motivado pela paixão ao folclore piauiense, Chico Diva resolveu ser também um propagador da tradição popular e convidou jovens e crianças da vila onde morava para os primeiros ensaios, dando origem ao grupo tradicional.

O projeto Agosto Musical é uma realização da Stamp Art´s com o apoio do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Coordenação de Comunicação.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666