Livro “O filme perdido” é lançado no Teatro 4 de Setembro

09 de julho de 2015 por Juliana Nogueira

Aquele que seria o primeiro filme rodado no Piauí e protagonizado por Torquato Neto, em 1972, se perdeu no tempo e nem chegou a ser exibido. “Adão e Eva: do Paraíso ao Consumo” foi gravado em dois pontos de Teresina: rio Poti e calçadão da rua Simplício Mendes. O que restou da produção foi resgatado em fotografias reunidas no livro “O filme perdido”, lançado nessa segunda-feira (13), no Teatro 4 de Setembro. As fotos são do médico Antônio de Noronha e a obra é assinada também pelo pesquisador de história da arte, Guga Carvalho, juntamente com o artista Danilo Medeiros.

O secretário estad
14ual de Cultura, Fábio Novo, prestigiou o lançamento do livro e destacou a importância da história contada através das fotografias. “A obra já desperta curiosidade, pois se baseia nas imagens de um filme que se perdeu. O resgate dessa história é muito importante e deve ser difundido pelo Estado, em museus, bibliotecas e escolas. Queremos incentivar mais produções assim pelo Piauí. Desde já parabenizo os responsáveis pela iniciativa”, diz o secretário.

 Para o autor das imagens, essa é uma obra para “contemplar”. Antônio de Noronha explica que há algum tempo tinha a idéia de buscar recursos para lançar o livro. “Já tínhamos realizado uma exposição em setembro de 2014 e agora conseguimos lançar o livro, que será distribuído para museus do mundo inteiro”, afirma.

O curador da exposição que resultou no livro, o pesquisador Guga Carvalho, diz que a obra deixa uma dúvida no ar. “Ninguém sabe ao certo se esse filme foi destruído. O livro é uma reflexão da fotografia do filme. Tentamos buscar as imperfeições das imagens e explorar essas características. Trata-se de uma obra de arte e não, simplesmente, um livro comum”, explica Guga.

Depois do lançamento oficial em Teresina, a obra será lançada dia 21 de julho, em Fortaleza, no Centro Cultural Banco do Nordeste, depois segue para outras cidades do país.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666