Memorial Esperança Garcia recebe cursos que valorizam a cultura dos povos de matrizes africanas

07 de agosto de 2021 por Marisa Oliveira

O Projeto “Curso de Saberes do Ofício da  Baiana de Acarajé” será lançado na próxima segunda-feira (09) no Memorial Esperança Garcia às 18 horas. Além do curso que dá nome ao projeto, haverá também os cursos de turbante e medicina tradicional. Foram mais de 230 inscritos e participação de comunidades de terreiros das cidades de Parnaíba, Pedro II, Piripiri, Campo Maior, N.S dos remédios, Nazária e Teresina

O projeto  tem como objetivo resgatar e valorizar a cultura dos povos de matriz africana do estado do Piauí, bem como auxiliar a população negra, em especial os povos de matriz africana, na obtenção de emprego e renda.

O cantor James Brito fará a apresentação musical no lançamento, mas o evento será restrito a um numero reduzido de convidados, devido a pandemia da Covid-19.

“Durante a pandemia, todas as nossas atividades foram paradas. Nós tínhamos cursos, oficinas, apresentações, um local onde o povo negro podia se encontrar. É gratificante poder receber um projeto dessa magnitude nesse retorno, que além de formar, vai capacitar para a geração de renda”, conta a coordenadora do Memorial Esperança Garcia, Toinha Aguiar.

No curso de Baianas do Acarajé será abordada não só a gastronomia, mas também a questão cultural, respeitando os saberes tradicionais dos povos de terreiros.

Duas instrutoras da ABAM – Associação Nacional de Baianas de Acarajé, Salvador/BA, farão a capacitação durante 15 dias. No final do curso, metade das participantes receberão o kit tabuleiro, com o material necessário para iniciar seu negócio. A ideia é criar também a Associação das Baianas de Acarajé de Teresina.

O Projeto é uma realização da Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda – ASPAJA, financiado pela Lei Aldir Blanc/Edital AFRÂNIO CASTELO BRANCO, através da SECULT-PI,/Governo do Estado do Piauí/ Ministério do Turismo/Governo Federal.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666