Ministro da Cultura garante renovação do convênio que mantém Pontos de Cultura no Piauí

18 de agosto de 2015 por Juliana Nogueira

Em visita ao Piauí, nessa terça-feira (18), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou a renovação do convênio que garante o apoio aos 80 Pontos de Cultura já instalados no Estado. Além disso, o Ministério vai repassar ao Piauí 20 kits do Cine Mais Cultura, criando espaços para exibição de filmes em municípios onde a presença de salas de cinema está bem distante da realidade.

d9467082-a154-4d52-ba36-312490111590

O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio de Karnak, onde foram lançados três eventos culturais: XXXIX Encontro Nacional de Folguedos, 6º Festival de Teatro Lusófono e 8º Festival de Rabecas de Bom Jesus.

O momento também serviu para anunciar a retomada do Projeto Seis e Meia, no Theatro 4 de Setembro. Além do ministro e comitiva, estavam presentes o governador Wellington Dias e o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a visita ao Estado é uma forma de estreitar laços e garantir o apoio no fortalecimento da cultura local. “Esse tipo de festival, como o de rebecas, que dissemina um instrumento tão tradicional é muito importante. Queremos apoiar essas iniciativas”, afirma o ministro.

O mesmo incentivo foi garantido ao Festival de Teatro Lusófono, evento elogiado pelo ministro. O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, destaca a importância desse momento para o Estado. “Hoje estamos retomando o projeto Seis e Meia e lançando três importantes eventos. O Festluso reúne cerca de 18 grupos de teatro de vários países. É uma iniciativa brilhante. O Festival de Rabecas também vem ganhando dimensão internacional. Temos ainda os Folguedos, uma das festas mais tradicionais do nosso Estado. Certamente hoje é um dia muito especial”, diz o secretário.

Durante a solenidade, o governador Wellington Dias ressaltou a importância dos eventos lançados e falou da ideia de aproximar Pontos de Cultura e escolas da rede estadual. O ministro foi recebido com festa no Palácio de Karnak, onde houve apresentação de grupos folclóricos e roda da capoeira. Entre os presentes na comitiva do ministro estavam o secretário de audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, e a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes.

Durante a tarde, a comitiva seguiu para a sede da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos, onde visitou o Núcleo de Produção Digital fotógrafo José Medeiros, Ponto de Cultura Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí (ABD-PI). O ministro Juca Ferreira conheceu as instalações do Ponto de Cultura e da escola de Teatro e se comprometeu no apoio à melhoria desses espaços.

A visita ao Piauí é resultado da articulação feita pelo secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, durante viagem a Brasília, em julho desse ano. Para Fábio, a vinda do ministro Juca Ferreira representa o compromisso do Governo Federal com a cultura piauiense.

SERRA DA CAPIVARA – Em conversa com o governador Wellington Dias e o secretário estadual de cultura, Fábio Novo, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, demonstrou interesse de buscar investimentos para o Parque Nacional da Serra da Capivara. “Esse é um dos sítios arqueológicos mais importantes do país. Precisamos montar uma estrutura para receber bem os visitantes”, finaliza Juca Ferreira.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666