Museu do Piauí realiza 21ª Semana dos Povos Indígenas

16 de abril de 2024 por Marisa Oliveira

De 17 a 19 de abril o Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes – realiza a 21ª Semana dos Povos Indígenas com palestras, mostras e exibição de vídeos. A abertura oficial acontece nesta quarta-feira (17) a partir das 8h30 com celebração do ritual Toré pelos representantes de comunidades indígenas e estudantes de escolas públicas.

Ainda na abertura haverá a presença da Cacica Delzenir Pereira, da cidade de Uruçuí, do cacique Henrique Manoel, do povo Tapuia e Tabajara, de Lagoa de São Francisco, e Cícero Dias, liderança indígena Tabajara da cidade de Piripiri.

“Dentro da diversidade do acervo, todos os anos o Museu do Piauí abre espaço para discussões e mostras do viver, fazer e sentir dos povos indígenas do estado. Manifestações dessa natureza contribuem significativamente para o reconhecimento e valorização dos povos originários do Piauí”, conta coordenadora do museu, Dora Medeiros.

A programação é totalmente gratuita e tem como foco o público estudantil que pode interagir e conhecer mais da cultura indígena no Piauí. O museu também conta com uma sala de visitação voltada à cultura dos povos originários que pode ser visitada durante o evento. O local conta com fotografias, utensílios e instrumentos que representam a identidade e modos de vida dessas comunidades.

Museu Indígena

O Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty é o primeiro do Piauí dedicado à cultura e ancestralidade dos povos indígenas. O museu fica localizado na comunidade Nazaré, no município de Lagoa do São Francisco, onde residem 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty. O museu possui um espaço de cerca de 380 m² e dispõe de área de exposição de artigos e itens da comunidade, sala administrativa, banheiros sociais e quarto de hóspedes.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666