Palestras e exposições marcam 9ª Primavera dos Museus no Piauí

17 de setembro de 2015 por Juliana Nogueira

Pelo menos cinco cidades do Piauí participam da 9ª edição da Primavera dos Museus que, neste ano, traz como tema “Museus e Memórias Indígenas”. O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, em Teresina, preparou uma programação especial, que começa na próxima terça-feira (22) e se estende até sexta-feira (25), com exposição, visitas, palestra e teatro.

“Todos os anos o Museu participa e monta uma programação de acordo com o tema proposto. Neste ano vamos trazer uma comitiva formada por índios piauienses (Tabajaras) e cearenses (Kalabaça). A programação é aberta ao público, principalmente aos estudantes. As escolas que tiverem interesse devem entrar em contato com o Museu para agendar (através do telefone 3221-6027) a visita o quanto antes, as vagas são limitadas”, afirma a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em parceria com os museus de todo o país. A partir do tema escolhido neste ano, a finalidade é instigar a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que habitam o país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional, representados em museus e outras instituições por meio de exemplares de sua cultura material.

Além do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, o Museu Osildo Albano, em Picos, e o Museu de Arte Sacra, em Oeiras, casas mantidas pela Secretaria Estadual de Cultura, desenvolvem neste ano uma programação conjunta como forma de promover o fortalecimento da luta pelo reconhecimento da história e memória dos descendentes indígenas do Estado.

No país, 809 instituições participarão da Primavera dos Museus neste ano. São mais de 2.400 eventos, que serão realizados em 393 cidades brasileiras. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes são exemplos de ações programadas. O tema foi escolhido em consonância com as políticas do Ministério da Cultura. Para o Ibram, os museus são espaços importantes para guarda e transmissão das histórias e memórias destes povos.

Além de Teresina, Picos e Oeiras, a 9ª Primavera dos Museus tem programação em mais dois municípios piauienses: Regeneração e Valença do Piauí. O guia completo com a programação pode ser encontrado no site: www.museus.gov.br.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666