O PARKCLOWN é um festival realizado pelo Grupo Vagão através da Secretaria de Estado da Cultura por meio do SIEC e patrocinado pelo Armazém Paraíba. O objetivo do festival é oferecer ao público piauiense a oportunidade de apreciar grandes nomes da palhaçaria mundial que dificilmente passariam por aqui, além de proporcionar um intercâmbio formativo para os artistas locais.
O evento terá início no dia 27 de julho, às 19h, na Lona do CSU do Parque Piauí, com a apresentação de três grupos locais convidados, cada um representando uma área diferente do circo: Circo Acioly (circo tradicional), Circo Vivendo e Aprendendo (escola de circo social) e Circuito Circense (circo de rua).
Ainda na programação do dia 27, às 20h, o PARKCLOWN traz pela primeira vez um dos palhaços mais celebrados do mundo, o mestre argentino Tomate (Victor Ávalos), para uma apresentação única do espetáculo “Tomate, puro tomate” na Lona do CSU Parque Piauí, onde funciona a Escola de Circo Vivendo e Aprendendo. A entrada será 1 kg de alimento para o Instituto Renascer, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos.
No dia 28 de julho, às 17h, no Parque da Cidadania, o PARKCLOWN apresenta o palhaço chileno Karcocha com seu espetáculo de rua “Camaleão”. Karcocha, um mimo chileno radicado em Barcelona, é famoso por suas performances improvisadas em vias públicas, interagindo com transeuntes e gerando riso a partir dessas interações. Suas performances, registradas e compartilhadas na internet, fizeram dele um fenômeno global, atraindo grandes plateias por onde passa.
Além das apresentações, os dois renomados palhaços internacionais, Victor Ávalos e Karcocha, promoverão oficinas e bate-papo para capacitar ainda mais os artistas locais. Tomate, ministrará sua oficina de Palhaço Latino Amrericano nos dias 27 e 28 de julho das 8h às 11h no Sesc Cajuina. E Karcocha, um bate-papo mediado por Jimmy Charles, também no Sesc dia 28h às 13h30, a entrada será 1 kg de alimento não perecível para o projeto Mesa Brasil do Sesc.