Personalidades são homenageadas pelo Theatro 4 de Setembro

05 de setembro de 2015 por Juliana Nogueira

Personalidades que contribuem com a cultura piauiense foram homenageadas na noite dessa sexta-feira (5), durante a comemoração pelos 121 anos do Theatro 4 de Setembro. Numa cerimônia que reuniu música, teatro e humor, foram entregues 50 troféus aos homenageados, entre eles, artistas, empresários e jornalistas. A noite foi aberta com duas apresentações. De um lado, o duo Recanto, de Portugal, do outro, músicos da Escola de Música de Teresina, que fizeram um duelo e arrancaram aplausos da plateia que lotou o teatro.

Nomes como da cantora Fátima Castelo Branco, do cineasta Douglas Machado, do dramaturgo Aci Capelo, do repentista Pedro Costa e do artesão Mestre Expedito estavam entre os homenageados da noite. Reconhecido pelo sucesso na internet, o humorista Whindersson Nunes, também subiu ao palco do teatro. O ator e diretor de teatro, Arimatan Martins, recebeu o troféu e aproveitou para destacar o momento cultural vivido pelo Piauí. “Estamos vivendo um momento de renascimento cultural”, diz.

Um dos responsáveis por manter viva a cultura do reisado do Estado, Mestre Severo, também estava entre os homenageados. “Lembro de quando vinha ao teatro para assistir aos filmes que eram exibidos aqui. É uma alegria muito grande receber essa homenagem. Parabéns ao 4 de Setembro”, afirma.

A empresária Van Carvalho recebeu a homenagem e foi citada como uma parceira do Theatro. “Quem não sabe cantar, dançar, interpretar, tem que fazer mais para incentivar a cultura”, diz a empresária.

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, também subiu ao palco para receber a homenagem. Ele destacou as riquezas culturais do Estado, citando nomes como de Mestre Expedito e da bailarina Lina do Carmo, que lançou o livro “Corpo do Mundo” dentro da programação de aniversário do Theatro 4 de Setembro. “Quando o governador assumiu o compromisso de criar uma Secretaria de Cultura sabíamos que podíamos fazer mais pela cultura do nosso Estado, que reúne vários eventos, a exemplo do Cachaça Fest, que está acontecendo em Castelo do Piauí”, cita Fábio Novo.

O secretário também aproveita a oportunidade para falar do 8º Festival de Rabecas de Bom Jesus, que acontece de 10 a 12 de setembro, e do Festival Nacional de Teatro de Floriano. “Estamos devolvendo à população o espaço Maria Bonita, que estava fechado há cerca de cinco anos”, completa. Novo também fala da restauração no Complexo Cultural que abrange o Theatro 4 de Setembro e o Clube dos Diários, cujas obras serão feitas em caráter emergencial, de acordo com decreto publicado nessa quinta-feira (3) no Diário Oficial.

teatro

A festa de aniversário do teatro continuou do lado de fora, onde teve corte do bolo e parabéns. O show da banda Validuaté encerrou a programação de aniversário dos 121 anos do Theatro 4 de Setembro.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666