
“Eu não consegui conter a emoção. Essa escola é a realização de um sonho”, o depoimento sincero da idealizadora e coordenadora da Escola de Música Dona Gal, Wanya Sales, marcou a inauguração da sede na noite desta quinta-feira (26). A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, governador do Estado, Wellington Dias, o coral infantil da escola e demais autoridades.
O local, que fica no bairro São Joaquim, zona norte de Teresina, foi cedido pela prefeitura e reformado pela Secult/PI, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura-SIEC, com o patrocínio da Equatorial Piauí.
“Lembro muito bem no dia que esse grande amigo da Dona Gal, o secretário Fábio Novo, foi na minha casa, no meio da pandemia, e se colocou a disposição pra gente tornar esse espaço como ele está hoje. Eu vi esse gesto como um grande carinho pela cultura e pela escola”, afirmou Wanya.
A escola de música oferece atualmente aulas de instrumentos de orquestra (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), instrumentos de banda (trompete, clarinete, sax, trombone, tuba, trompa, bateria, sanfona, teclado e percussão), além de canto, canto coral infantil e capoeira.
“Essa escola é mais uma conquista nossa por meio do SIEC. A lei vem revolucionando a cultura do nosso estado, porque 80% dos projetos são de pequenos. E a Dona Gal é um projeto de quintal, a Wanya gastava seu tempo e conhecimento recebendo essas crianças numa área que carece da presença de estado e de governo”, comentou o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
A Escola Dona Gal atende atualmente 700 crianças da região e os professores trabalham de forma voluntária. Com a reforma, sede própria e novos instrumentos, o local pode ampliar o número de alunos atendidos, além de proporcionar o acesso à arte e musicalização.