São Gonçalo do Gurgueia ganha uma nova casa de cultura

02 de fevereiro de 2021 por Marisa Oliveira

A Casa de Cultura Ana Teresa Barros Aguiar foi inaugurada nesse sábado (30) em São Gonçalo do Gurgueia. O local possui um Hall de entrada com decoração inspirada na tradicional “Roda de São Gonçalo”, com tecido florido, cores e cestos.

A casa de cultura possui duas salas de música com violão, zabumba, pandeiro, rebolo, surdo e tamborim. Todos os acessórios musicais e estrutura de cadeiras, mesas, banquetas e estantes de partituras serão usadas para o ensino da música, na manutenção das raízes culturais da cidade.

“Fizemos questão também de dedicar uma sala de dança e teatro com espelho e toda a estrutura para ensaios com grupos que promovem o resgate da dança folclórica, roda de São Gonçalo, tão característico do povo do município”, ressalta o secretário de estadual de Cultura, Fábio Novo.

O artesanato local ganhou uma sala para exposição e comercialização dos produtos. Na mesma sala há também máquinas de costura para o curso de corte e costura. Além da produção dos figurinos para as apresentações.

Uma pequena exposição do fotógrafo João Albert foi montada para receber os visitantes. As fotos são um trabalho de perfis de pessoas exaltando as linhas de expressão dos rostos.

A Casa de Cultura foi equipada com mesas, cadeiras e armários. O local conta com sala da coordenação, secretaria, sala de reunião e cozinha (fogão, geladeira, cafeteira) e área externa para apresentações.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666