Secult divulga resultado de edital do Patrimônio Vivo

16 de maio de 2024 por Marisa Oliveira

Batuque do Braz – Grupo selecionado como Patrimônio Vivo

A secretaria de estado da Cultura/Secult divulgou nesta quarta-feira (15) o resultado da seleção para os novos contemplados no edital de Registro do Patrimônio Vivo do Piauí. São cinco selecionados, entre pessoas físicas e grupos, que passam a receber uma bolsa vitalícia pelas contribuições à cultura do estado.

O chamamento “Mestre Gregorinho” selecionou pessoas e grupos com vasto conhecimento técnico na produção e preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de comunidades de todo o Piauí. Ao todo, o estado passa a contemplar 30 representantes com bolsas que variam de R$ 1.100,00 (pessoas físicas) a R$ 2.200,00 (grupos), incluindo as que já recebem o auxílio e agora as que passam a integrar a lista.

“Essa é uma das conquistas que mais nos orgulha, porque estamos valorizando essas pessoas que passaram a vida inteira na preservação e disseminação da cultura piauiense. É uma conquista que poucos estados possuem e o nosso desejo é ampliar ainda mais o número de contemplados”, conta o secretário de estado da Cultura, Carlos Anchieta.

O pagamento das bolsas de incentivo financeiro por parte do Governo do Estado aos Patrimônios Vivos ocorrerá a partir do primeiro dia do mês subsequente à publicação do resultado. Todos os contemplados têm, no mínimo, 20 anos ou mais de atuação cultural.

REGISTRO DE PATRIMÔNIO VIVO

O Registro de Patrimônio Vivo no Piauí tem por finalidade a preservação, por meio de reconhecimento e apoio financeiro do Governo do Piauí, dos modos de fazer, técnicas e saberes da cultura tradicional ou popular piauiense mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas naturais, brasileiras, residentes e domiciliadas no Estado do Piauí ou grupo de pessoas naturais, dotadas ou não de personalidade jurídica, estando constituída sob qualquer forma associativa, sem fins lucrativos.

LISTA DE SELECIONADOS

  1. MANOEL PEREIRA DE ALMEIDA (Mestre Antônio Felix) Cultura Popular, São Miguel do Tapuio
  2. MARIA DOS REMEDIOS PEREIRA (Mãe Maria do Quilombo). Cultura Popular, Paquetá
  3. PEDRO ALVES DE MELO (Pedro Moça) Cultura Popular, Porto
  4. ETEVALDO LIMA DA SILVA (Jandaia) Artes Plásticas/Música, Teresina
  5. GRUPO BATUQUE DE NEGROS E NEGRAS DO BRAZ DA MALHADA, Cultura Popular, São João do Piauí
Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666