O Breaking e o Grafite, duas expressões artísticas da cultura hip hop, estão animando os finais de semana de crianças e adolescentes em Demerval Lobão. Todos os participantes da ação são estudantes da rede pública de ensino.
As atividades, iniciadas em agosto, seguem até este mês de setembro, com a conclusão do Balaio MC Party: Mostra da Cultura Hip Hop. No dia 26/09, no Complexo Professor Genival, alunos, professores e toda a comunidade demervalense poderão prestigiar apresentações de arte urbana, como batalhas de MCs, pintura de grafite ao vivo e mostra de danças. A noite será encerrada com show da banda Mahogany 789.
Nádia Figuerêdo, gerente de projetos da Adeccarte, destacou que a iniciativa busca fortalecer a cultura hip hop no estado. “Nosso objetivo é que todos os participantes usem a criatividade e a habilidade através do grafite e da dança. Trazer os artistas do hip hop estadual para Demerval Lobão é contribuir para que essa cultura seja incentivada em outras regiões do Piauí”, afirmou Nádia.
Na oficina de Breaking, os alunos aprenderam fundamentos e técnicas dessa dança urbana, parte essencial da cultura hip hop. As aulas foram ministradas pelo professor e rapper MC Jimmy Reggep. Como resultado dos encontros, os estudantes prepararam uma coreografia autoral, que será apresentada à comunidade.
Já na oficina de Grafite, intitulada “Arte Urbana: o grafite em cena”, os alunos do CETI Domingos Costa e do Projeto Malungos da Capoeira, parceiros da ação, aprenderam com o artista plástico e grafiteiro Du Alemão a representar ideias por meio da técnica do grafismo. Eles também discutiram as diferenças entre grafite e pichação e participaram da pintura de um painel no muro da escola.
Durante a oficina, os estudantes compreenderam o grafite como linguagem artística capaz de preservar e embelezar os espaços, além de se constituir como oportunidade de profissionalização para jovens que sonham em empreender de forma criativa no futuro.
O secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, reforçou a importância da ação para a juventude. “A cultura hip hop é um movimento que transforma vidas, promove inclusão e desperta talentos. Ao apoiar iniciativas como esta, o Governo do Estado reafirma o compromisso de levar a arte para todas as regiões do Piauí, garantindo que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à expressão cultural e às oportunidades que ela gera”, declarou o secretário.
O evento é realizado pela Associação Demervalense de Fomento à Cultura (Adeccarte), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Governo do Estado do Piauí, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).