O Theatro 4 de Setembro, com seus 130 anos de história, acaba de dar um passo significativo para preservar e divulgar sua rica trajetória. A partir de agora, a casa conta com um site institucional, um espaço virtual que não só resguarda a memória desse ícone cultural, mas também projeta novas possibilidades para o futuro.
“O site do Theatro 4 de Setembro é de extrema importância para a casa. Eu diria até que é um projeto que chegou na hora certa, pois já passava do tempo do Theatro ter seu próprio espaço na internet. São 130 anos de história que agora poderão ser acessados por todos. Além de preservar a memória, o site facilitará a venda de ingressos para os eventos que o teatro produz ou recebe, além de oferecer uma programação atualizada diariamente, um mecanismo de pesquisa, registro e acervo digital de toda a produção cultural que passar por aqui. É uma ferramenta fundamental para manter viva a história do Theatro para esta e para as próximas gerações”, destacou João Vasconcelos, Diretor do Theatro 4 de Setembro.
O lançamento do site aconteceu na noite de ontem (2), dentro das comemorações dos 130 anos do Theatro 4 de Setembro. O site do Theatro é fruto de um projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo, dentro do edital Torquato Neto, focado na recuperação de acervos culturais. O projeto, idealizado por Zé Dantas e Marina T Dantas, teve como principal objetivo a digitalização e disponibilização do acervo audiovisual do teatro. “O projeto envolve a criação do site para hospedar material histórico, como fitas, áudios, vídeos, fotos, imagens, cartazes e folders. Isso será organizado em uma cronologia histórica que permitirá às pessoas pesquisarem sobre as apresentações e eventos que marcaram o palco do Theatro 4 de Setembro ao longo dos anos. Além da finalidade principal, o site também terá funções como a venda de ingressos, a divulgação da programação de eventos, a apresentação do Rider Técnico, e uma galeria dos diretores ao longo da história do teatro”, explicou Zé Dantas, idealizador do projeto.
Marina T Dantas, co-idealizadora do projeto, complementou: “Inicialmente, vamos disponibilizar um acervo de imagens, áudios e vídeos digitalizados desde os anos 70, materiais que poderiam se perder se não fossem digitalizados. Além disso, o site trará a agenda de eventos atualizada, informações sobre a estrutura do teatro para eventos diversos, uma galeria com funcionários e diretores, além de uma seção dedicada aos principais projetos, como o Seis e Meia e o Salão de Humor.”
Com essa nova plataforma, o Theatro 4 de Setembro reafirma seu compromisso com a cultura e a preservação da memória, abrindo suas portas para o mundo digital e garantindo que sua história continue viva e acessível para todos.
Click e confira o site: https://www.theatro4desetembro.com/