Teresina sedia seminário sobre audiovisual e a Lei Paulo Gustavo

21 de novembro de 2022 por Marisa Oliveira

A Associação da Cidadania e Desenvolvimento Social – ACIS realiza no próximo dia 30 de novembro o primeiro evento que discute lei de emergência cultural. O seminário “Caminhos do Audiovisual e a Lei Paulo Gustavo”, com grandes nomes da cultura nacional como o Ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, Alfredo Manevy, Pola Ribeiro e Solange Lima, acontece a partir das 18h no Sesc Cultural Cajuína.

A Lei Paulo Gustavo visa o investimento de R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional da Cultura (FNC) para ameninar os efeitos da pandemia no setor. Cerca de dois terços (2/3) desse valor serão destinados às produções audiovisuais, salas de cinema e mostras. O seminário em Teresina tem como objetivo esclarecer o funcionamento da lei para que os produtores piauienses consigam captar os recursos e movimentar o mercado cinematográfico no estado.

“A iniciativa veio de um clico de cursos que estamos realizando na área de cinema, mas só se concretizou por todo apoio que tivemos dos próprios convidados que prontamente aceitaram o convite”, comenta Fátima Guimarães, uma das fundadoras da ACIC.

O seminário conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – Secult e do Sesc Piauí. O secretário Carlos Anchieta falou da importância do evento.

“Assim que foi apresentada a proposta, prontamente nos colocamos à disposição pra apoiar, pois o setor de audiovisual no Piauí tem muito potencial de crescimento e muita gente qualificada. A Lei Paulo Gustavo será de mais incentivo e revelação de muitos talentos do cinema piauiense”.

Sobre os palestrantes:

Juca Ferreira e ex-ministro da Cultura dos governos e Lula e Dilma. Secretário de Cultura da cidade de São Paulo e da cidade de Belo Horizonte.

Alfredo Manevy coordenou presidiu a Spcine entre 2014 e 2016. Foi secretário-executivo do Ministério da Cultura no governo Lula (2008-10). É doutor em audiovisual pela USP e leciona cinema na Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado pós-doutorado na Babelsberg Universitat/Alemanha.

Solange Lima é formada em cinema pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, é sócia da Araçá Filmes e já produziu mais de 15 curtas. Também é produtora do filme “Estranhos” de Paulo Alcântara, primeiro longa da Araçá Filmes. Assina a coprodução dos filmes “Capitães da Areia” de Cecília Amado (baseado no romance de Jorge Amado), “Jardim das Folhas Sagradas” de Pola Ribeiro e “Brilhante” de Conceição Senna.

Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult
Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 816 - Centro - Teresina-PI - Telefone (86) 3221-7666